Quem Somos

A PDI Engenharia, estabelecida em 1987  é a empresa privada pioneira que trouxe a tecnologia dos ensaios dinâmicos para o Brasil.

 

Possuímos um enorme acervo de serviços já realizados no Brasil e no exterior, com atuações relevantes em países como Equador, Argentina, Peru, Cuba, Uruguai e Portugal, em todos os tipos de fundações em inúmeras obras.

 

Utilizamos as últimas versões disponíveis dos equipamentos e programas, com treinamento e especialização constante da equipe. Somos uma empresa com dedicação exclusiva a ensaios em fundações e medidas de energia no ensaio SPT e assim conseguimos elaborar relatórios detalhados, em curto prazo e com atendimento exclusivo para responder eventuais dúvidas. Nossa equipe é formada exclusivamente por engenheiros com amplo conhecimento geotécnico.

Pioneirismo e Inovação

Segurança no controle de qualidade de estacas

Metodologia PDI Engenharia

Otimização! Nós compreendemos que a fase de execução das fundações e a confecção dos blocos de coroamento são etapas de extrema importância e relevância, especialmente em relação aos custos e ao cronograma da obra.

Qualquer erro, falha ou atraso nos ensaios de estacas, podem resultar em problemas que vão além do bom andamento da obra, como custos adicionais não previstos, que extrapolam o orçamento ou pior, desgaste com o contratante.

Sabendo disso, a Metodologia PDI Engenharia é focada na otimização de todos os recursos disponíveis, garantindo celeridade, segurança e o mais importante, precisão técnica.

Desde os primeiros contatos realizamos um estudo prévio detalhado, que se inicia a partir da contratação de nossos serviços. Analisamos todas as condições da obra, tipos de estacas, tempo de repouso para cada tipo de solo e estabelecemos um roteiro, com todas as orientações necessárias dos preparos prévios obrigatórios para realização dos ensaios, como confecção de blocos de coroamento, dimensionamento da armadura, arrasamento das estacas, nivelamento do topo, dentre outras.

Nossa equipe, composta integralmente por engenheiros, estará disponível em tempo integral, a fim de atender o contratante para melhor data da execução do ensaio realizado em campo.

Nossos serviços são rigorosamente pautados na segurança do trabalho, bem como nas normas regulamentadoras vigentes de cada ensaio, com o objetivo principal de garantir a entrega dos resultados de maneira rápida, segura e eficaz, uma vez que os serviços de campo não devem e não podem interferir no cronograma da obra.

Essas são algumas das razões que nos tornamos referência no mercado, pois além de pioneiros nas execuções de ensaios no Brasil, todo o conhecimento e estrutura de última geração é utilizada com o único propósito de garantir ao cliente o melhor resultado que a melhor técnica pode proporcionar, sem mencionar, é claro, na redução de custos e otimização no tempo de duração dos ensaios, oferecendo uma relação de custo-benefício imbatível.

Fale conosco e entenda melhor como a PDI Engenharia trabalha, os equipamentos de última geração que utiliza e como nos tornamos referência no mercado nacional e internacional.

Nossa missão

Nossa missão é entregar serviços com máximo padrão de qualidade, visando sempre a excelência em resultados, atendendo rigorosamente às normas vigentes regulamentadoras e buscando sempre o aperfeiçoamento constante dos nossos trabalhos. Em vista disso, acompanhamos nossos clientes em todas as etapas, desde o atendimento em campo, até a entrega do relatório final, proporcionando, assim, serviços de precisão, qualidade, rapidez, imparcialidade e transparência, construindo parcerias estratégicas e duradouras com nossos clientes, consultores e projetistas de
fundações.

Nossos Valores

A PDI Engenharia não possui vínculos diretos com executores de fundações, empreiteiras ou incorporadoras, pois busca sempre a isonomia na execução de seus trabalhos, garantindo a ética,  transparência e a imparcialidade na emissão de seus relatórios, laudos, diagnósticos e análises.

O respeito ao cliente, a qualidade, o comprometimento e a inovação são os pilares fundamentais que sustentam os valores da nossa empresa.

Nossa visão

Manter o legado da PDI Engenharia, empresa líder e referência no setor de ensaios dinâmicos em fundações, com tecnologia e aprimoramento constante, visando atender as demandas com estrutura íntegra e competente, a fim de superar as expectativas de nossos clientes em todo Brasil.

A história da PDI Engenharia

Abril de 1987

A empresa PDI Engenharia Ltda. é estabelecida pelo Eng.º Civil Sérgio Roberto Beim, através de acordo com a “Pile Dynamics, Inc.” (PDI) de Cleveland, Ohio, EUA. A firma começa a atuar usando um equipamento PDA modelo GC trazido pelo Eng.º Sérgio, e efetua ensaios em estacas em obras da SCAC (conjunto de edifícios residenciais, Hospital da Vila Penteado e Petroquímica União em São Paulo, Shopping Center de Recife, e Furnas em Santa Cruz, RJ), bem como no Porto de Paranaguá (cliente Portopar), no Porto de Natal (cliente C.N.Odebrecht), Porto de Aratu (cliente Tecnosolo) e na obra do Sergiporto (cliente Geotécnica-CNO).

Agosto de 1987

o Eng.º Sérgio sofre um lamentável acidente fatal em Aracaju. A empresa contudo prossegue suas atividades, gerenciada pela esposa Engª Gina K. Beim e pelos irmãos do Eng.º Sérgio, Engenheiros André R. Beim e Jorge W. Beim. Por motivos operacionais, é montada nova empresa sucessora da PDI Engenharia Ltda., com o nome de Provas Dinâmicas e Instrumentação Engenharia Ltda., porém usando e registrando o nome fantasia de PDI Engenharia. O prosseguimento da empresa se deve em grande parte ao apoio da “Pile Dynamics”, que envia um engenheiro dos EUA para orientar os novos gerenciadores em suas atividades técnicas, e também ao apoio dos clientes, que continuaram a depositar sua confiança na empresa que se iniciava.

Maio 1988

o Eng.º André retorna para suas atividades anteriores, saindo da sociedade, e o Eng.º Jorge assume a parte operacional da empresa, após realização de curso com posterior estágio na matriz da “Pile Dynamics” em Cleveland e na filial em Orlando.

Maio 1989

a PDI Engenharia traz para o Brasil o primeiro equipamento para ensaio de integridade PIT, introduzindo assim essa técnica em nosso país.

Janeiro 1991

o PDA modelo GC foi convertido para o modelo GCX com memória expandida, dispensando-se assim o uso do gravador analógico de sinais.

Novembro 1991

o equipamento para ensaio de integridade de estacas foi vendido para outra empresa no Brasil, e a PDI Engenharia adquire um novo modelo portátil (o “PIT Collector”).

Janeiro 1993

o PDA modelo GCX é vendido para outra empresa no Brasil, e a PDI Engenharia adquire o novo modelo PAK, dotado originalmente de micro computador 386. Esse equipamento foi sendo continuamente atualizado, passando a um 486 e posteriormente entrando na era “Pentium”.

Março 1993

é feito um acordo operacional com o Eng.º Sergio Valverde, montando-se assim a filial São Paulo.

Setembro 1995

o acordo feito originalmente pelo Eng.º Sérgio Beim com a Pile Dynamics é alterado. A partir daquela data, a PDI Engenharia passa a atuar no Brasil nas mesmas condições que outros usuários dos equipamentos e programas ao redor do mundo. Paralelamente, o Eng.º Jorge foi nomeado representante exclusivo para venda dos equipamentos no Brasil, atuando também em outros países da América do Sul.

Setembro 2001

o Eng.º Sergio Valverde passa a fazer parte da sociedade, responsável pela parte técnica, juntamente com o Eng.º Jorge W. Beim.

1987 1987 1988 1989 1991 1991 1993 1993 1995 2001

Nossos números

  • est.1987

    + de 35 anos de experiência

    Especialização no ramo de engenharia Geotécnica e Fundações

  • +3500

    Acervos já realizados

    No Brasil e exterior em todos os tipos de fundações e obras

  • +10

    Artigos e publicações

    Publicações e artigos em revistas científicas nacionais e internacionais

  • +85.000

    Estacas ensaiadas

    Análises rigorosas seguindo todas as normas e diretrizes

Nossa equipe

  • Engenheiro Civil (EEM) com especialização em Solos e Fundações pela Universidade de São Paulo (EPUSP)

    Sergio Valverde

    ---Graduou-se em Engenharia Civil na "ESCOLA DE ENGENHARIA MAUÁ", São Paulo. ---Fez pós graduação em Engenharia de Solos e Fundações na Universidade de São Paulo (USP). ---Fez curso de especialização em "Fundações para estruturas off-shore" no COPPE do Rio de Janeiro, com o Prof. Mark Randolph (1986). ---Fez curso de especialização em "Investigações do subsolo para estruturas off-shore" no COPPE do Rio de Janeiro com o Prof. Tom Lune (1986). ---Trabalhou no "Instituto de Pesquisas Tecnológicas" (IPT) do Estado de São Paulo como engenheiro do grupo de fundações, onde fez ensaios dinâmicos com o PDA em diversas plataformas da PETROBRAS (1979-1985): ---Desde 1993 trabalhando na "PDI ENGENHARIA LTDA.", como gerente do escritório de São Paulo. Suas atribuições na "PDI ENGENHARIA" são: ---Ensaios de carregamento dinâmico de estacas usando o PDA. --- Análise dos dados usando o programa CAPWAPⓇ. --- Ensaio de integridade de baixa deformação em estacas (PIT) --- Medidas de Energia pelo SPT Analyzer. --- Elaboração de relatórios técnicos dos ensaios. --- Contatos técnicos e comerciais com clientes. --- Em setembro de 2001 passou a fazer parte da sociedade da PDI ENGENHARIA. ---Ao longo dos anos, participa como palestrante em diversos congressos e reuniões de norma voltados aos ensaios em estacas.

  • Engenheiro Civil pela FESP e Cientista da Computação pela UNIFAI

    Marcelo Valverde

    --Formação acadêmica: --2005 - Bacharelado em Ciência da Computação pela UNIFAI --2017 - Bacharelado em Engenharia CIvil pela FESP --Experiência profissional como desenvolvedor de software: --Em 2001 - Iniciou na área de desenvolvimento na Multimedia Café desenvolvendo conteúdos Rich Internet Applications. --2002 / 2003 - Desenvolvedor front-end para o portal BrTurbo com Rich Internet Applications em Flash. --Em 2004 - Ingressou na DM9 (DDB Brasil) desenvolvendo peças publicitárias RIA em Flash especialmente voltadas para o Festival Publicitário de Cannes. A empresa foi condecorada como "Melhor Agência Interativa do ano". ---Em 2004 ainda ingressou na Principal Telecom, desenvolvendo interfaces interativas para um sistema VOIP de PABX IP em RIA, interfaces de configuração do sistema em PHP, adquirindo experiência com desenvolvimento server side para web. ---De Janeiro de 2006 a 2008 trabalhou na Neotix (empresa voltada para aplicações web, sites e campanhas interativas) com desenvolvimento front-end em RIA, e desenvolvimento back-end em linux (Python e PHP). Dentre os projetos de destaque está o site da MaxHaus que ganhou o prêmio FWA. Sua participação nesse projeto foi a programação de uma engine de simulação para efeitos 3d na seção institucional do site, bem como todo o back-end em python da seção institucional. ---Ingressou na PDI Engenharia em 2009 como desenvolvimento de softwares voltados para engenharia e automação de processos administrativos da empresa. ---Dentro da própria PDI Engenharia buscou a formação em Engenharia Civil na faculdade FESP, e passou a atuar como engenheiro executando o Ensaio de Carregamento Dinâmico (PDA), o Teste de Integridade (PIT), Medidas de Energia no SPT, e Análise CAPWAP.

  • Engenheiro Civil (USP) e MSc. em Engenharia Geotécnica pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (EPUSP)

    Rafael M. Valverde

    --- Engenheiro Civil pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo em 2011 (EPUSP). ---Mestre em Ciências com ênfase em Geotecnia pela Universidade de São Paulo em 2017, cuja dissertação foca no desenvolvimento do atrito lateral em fundações profundas ao utilizar o ensaio dinâmico PDA. --- Integrante de Corpo Docente em cursos de pós-graduação da Mauá Engenharia e do Grupo IDD (Instituição de Curitiba voltada para cursos de pós-graduação Lato Sensu em engenharia civil). --- Palestrante e Congressista em diversos Congressos e Seminários voltadas para a área de Engenharia Geotécnica. ---Atuação em obras de grande relevância como a ponte estaiada da Marginal Pinheiros, BTP (Brasil Terminal Portuário), Porto de Santos, PROSUB - EBN, Porto da CSA, Porto Petrobrás em Itajaí, Metrô e Monotrilho de São Paulo, estádios para a Copa do Mundo, entre outras, todas atuando com ensaios e provas de carga em fundações e monitoração da cravabilidade em estacas. --- A URL da Dissertação de Mestrado é: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/3/3145/tde-28022018-135052/

  • Engenheiro Civil com Pós Graduação em Gestão Empresarial.

    Geraldo Casagrandi

    ---Pós graduado em Gestão Empresarial, tenho formação em Engenharia Civil, Tecnólogo em Obras Hidráulicas e Técnico em Edificações, atuando na área de construção civil a 44 anos. ---Com experiência em diversos setores da construção civil, atuando no Brasil e no Exterior, em empresas privadas e publicas, nas áreas de pesquisa, gerenciamento, construção, fiscalização, instrumentação e fabricação. ---Desenvolvi trabalhos em campo e nas sedes, executando obras e serviços, formando e coordenando equipes, gerenciando empresas terceirizadas, fazendo palestras e treinamentos, acompanhando aplicação de produtos, participando em congressos e feiras, atuando em grupos de trabalhos para desenvolvimento de novos negócios, entre outros. ---Participei de diversas obras realizando ensaios dinâmicos (PDA) em todos os tipos de estacas e diâmetros no Brasil e no Exterior como plataformas de petróleo e gás, portos, pontes, edifícios, indústrias, etc ---Participei de diversos cursos relacionados as áreas de atuação durante todos estes anos, com objetivo de aprimorar conhecimentos e manter-se atualizado.

  • Engenheiro Civil (UNG) com Especialização em Gestão e Engenharia de Rodovias

    Paulo Roberto M. O. Ferraz Junior

    ---Engenheiro Civil pela Universidade de Guarulhos. ---Fez especialização em Gestão e Engenharia de Rodovias pela Universidade de Guarulhos. ---Durante 17 anos atuou na área de construção civil pesada, com participação na execução e nos projetos de obras relevantes como: -Duplicação e Restauração da Rodovia D.Pedro I; -Construção da Rodovia Governador Carvalho Pinto; -Revisão dos Acessos ao Aeroporto Internacional do Rio de Janeiro; -Centro Tecnológico de Desenvolvimento Automotivo da Volkswagen do Brasil em São Carlos SP; -Implantação da rede de Telefonia Móvel da BCP atual CLARO; -Gasoduto Bolívia Brasil trecho SUL; -Canalização e retificação do leito do Córrego do Guaraú; -Canalização do Rio Cabuçu; -Rebaixo da Calha do Rio Tietê; -Reforma e modernização dos Terminais da TRASPETRO. ---Atua na PDI Engenharia desde 2008, executando ensaios de integridade, ensaio de carregamento dinâmico e aferição de SPT em obras prediais, rodoviárias e portuárias, tendo ensaiado mais de 30.000 estacas com PIT (Pile Integrity Tester) e cerca de 3.000 estacas com PDA (Pile Driving Analyzer), em todas as regiões do Brasil e América Latina.

Sessão de fotos