Ensaio de carregamento dinâmico – PDA

O QUE É ENSAIO DE CARREGAMENTO DINÂMICO?

Também chamado de ensaio dinâmico ou prova de carga dinâmica, é um ensaio que objetiva principalmente determinar a capacidade de carga da estaca para carregamentos estáticos. Ele difere das tradicionais provas de carga estáticas pelo fato do carregamento ser aplicado dinamicamente, através de golpes de um sistema de impacto adequado. A medição é feita através da instalação de sensores no fuste da estaca (ou do bloco, para estacas escavadas), em uma seção situada pelo menos duas vezes o diâmetro abaixo do topo da mesma. O sinal dos sensores são enviados por cabo ao equipamento PDA, que armazena e processa os sinais digitalmente.

Como é feito o ensaio de carregamento dinâmico ?

em estacas cravadas, existem duas maneiras básicas de fazer o ECD:

É possível instalar os sensores no início da cravação, e registrar os golpes à medida que a estaca penetra no solo. Esse tipo de ensaio visa obter informações como desempenho do sistema de cravação, riscos de quebra, etc. Esse acompanhamento é chamado de Análise de Cravabilidade.

A capacidade de carga de uma estaca logo ao final da cravação geralmente é diferente daquela após um período de repouso, devido a fenômenos como dissipação de poro-pressão, relaxação, etc. Portanto, a capacidade medida ao final da cravação não pode ser comparada diretamente com o resultado de uma prova estática.

Para determinação da correta capacidade de carga de longo prazo é recomendável realizar o ensaio após um período de repouso, para o efeito de cicatrização do solo. O intervalo de tempo entre o final da cravação (ou da concretagem de estacas moldadas in loco) e a realização do ensaio dinâmico é um fator determinante para seu resultado. O martelo é posicionado na estaca, os sensores são instalados e em seguida são aplicados alguns golpes com altura de queda crescente. Cada golpe é monitorado criteriosamente, avaliando as tensões geradas na estaca, recalques, integridade ao longo do fuste, excentricidade dos golpes aplicados, com o objetivo de buscar o melhor desempenho da estaca em termos de capacidade de carga mas sempre respeitando os limites estruturais do material que a compõe.

Quais são os Resultados Obtidos?

O principal objetivo do ECD é o de obter a capacidade de carga do sistema estaca-solo. Entretanto, paralelamente, muitos outros dados podem ser obtidos pelo ensaio.

  1. Alguns dos mais importantes são:
    • -Tensões máximas de compressão e de tração no material da estaca durante os golpes.
    • -Nível de flexão sofrido pela estaca durante o golpe.
    • -Informações sobre a integridade da estaca, com localização de eventual dano, e estimativa de sua intensidade.
    • -Energia efetivamente transferida para a estaca, permitindo estimar a eficiência do sistema de cravação.
    • -Deslocamento máximo da estaca durante o golpe.
    • -Velocidade de aplicação dos golpes, e estimativa de altura de queda para martelos Diesel de ação simples.

 

  1. Através da análise CAPWAP®, é possível separar a parcela de atrito lateral da resistência de ponta, e determinar a distribuição de atrito ao longo do fuste. Essa análise, geralmente feita posteriormente em escritório a partir dos dados armazenados pelo PDA, permite também obter outros dados de interesse, como o limite de deformação elástica do solo.

Quais são as normas atendidas?

A metodologia do ECD encontra-se normalizada através da NBR-13208, de outubro de 1994.

Existem normas para ECD também em vários outros países, dentre os quais citamos:

    • Austrália (AS 2159-1995)
    • Alemanha (Comitê 2.1 da DGGT-recomendações para futura inclusão na norma DIN)
    • China (JGJ 106-97)
    • Estados Unidos (ASTM D 4945-89 e outras)
    • Inglaterra (Specification for Piling – Institution of Civil Engineers – capítulo 11.1) 

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